Clinica de psicoterapia

clip-1

A CLIP – Clínica de Psicoterapia foi fundada em 1983 pelas psicólogas Marilene Marodin e Suzana Notti, estando ainda hoje sob esta direção, com atividades voltadas à Assistência Psicoterápica em atendimentos individuais, de casais e de famílias, em suas duas sedes. Na sede da  Rua Tobias da Silva desenvolve-se a área de Psicoterapia Individual e na filial situada na Rua Luciana de Abreu a Terapia de Casal e de Famílias.

Nesta última foi instalado, em 1986, um Núcleo de Ensino em Terapia de Família denominado Centro de Estudos da Família – CEF. Este foi um trabalho pioneiro que por cinco anos ministrou cursos de dinâmica da família e de  terapia de família para grupos de Psicólogos, Assistentes Sociais e Psiquiatras, promovendo a capacitação destes para intervirem na assistência, orientação e terapia de famílias nas escolas, em clínicas, no judiciário e na comunidade.
Em 1989, em decorrência do enorme e significativo crescimento deste setor dentro da CLIP, a fundadora  resolveu criar outra instituição independente desta “instituição-mãe”, mas que conservaria o mesmo nome do setor: CEF – Centro de Estudo da Família. Na ocasião foram convidados ex-alunos e colegas para tornarem-se sócios, tendo por objetivo formar profissionais para o atendimento a casais e famílias através do ensino da teoria sistêmica bem como a criação de um Serviço de Atendimento Psicológico a Casais e Famílias.

Tendo permanecido por 10 anos nessa instituição, como coordenadora de diferentes setores, a fundadora decide em 1999 desvincular-se do CEF e retorna a CLIP. Ocorre então a criação de grupos de estudos especializados para terapeutas de casal e de família devido ao interesse de profissionais que almejavam maior qualificação com esta coordenadora. O Setor de Família da CLIP passa por uma reestruturação com os segmentos de: Ensino, Assistência e Pesquisa. Implantou-se desde então diferentes cursos de capacitação e especialização nas áreas de terapia de família, psicologia jurídica assim como um Ciclo de Socialização do Conhecimento. Esse desenvolveu inúmeros temas tais como Resiliência e Saúde dos indivíduos, Genograma Familiar, Violência Doméstica e Terapia, Conhecendo e Vivenciando a Prática Narrativa de Michael White,

Em 2008 após um convênio com o Instituto de Cardiologia o Curso de Capacitação em Terapia de Casal e Família da CLIP é transferido pelas suas coordenadoras na ocasião, Claudia Sigaran e Angela Pires, para ser desenvolvido naquela Instituição.

Na CLIP permaneceram os atendimentos do SACLIP, o serviço de atendimento da CLIP assim como as supervisões em terapia de casais e famílias.