Instituto de mediação

clip-2

A CLIP- Clinica de Psicoterapia foi fundada em 1983, tendo inicialmente suas atividades voltadas à Psicoterapia individual e grupal.

Após seis anos cria-se na CLIP o Instituto de Mediação tendo sido no ano de 1989, organizada uma capacitação em mediação de conflitos ministrada pelo Dr. Eduardo Cárdenas, juiz da Cidade de Buenos Aires, introduzindo-se pela primeira vez no Rio Grande do Sul cursos sobre Mediação Familiar. Vários profissionais de outros Estados vieram participar deste evento pioneiro no Brasil e que foi realizado em parceria com o Judiciário. Após este inicio durante os anos seguintes foram realizados cursos de Mediação Familiar que contaram com profissionais de diferentes áreas tendo sido implantado neste período um trabalho de Mediação Familiar no SAJU da UFRGS, que permaneceu em atividade por dois anos.

A partir de 1999 organizaram-se, no Instituto de Mediação, anualmente, cursos de Capacitação em Mediação de Conflitos, abrangendo diferentes contextos passiveis de mediação e voltados para profissionais de diversas áreas, incluindo advogados, juízes, administradores, arquitetos, psicólogos, assistentes sociais, ouvidores, educadores e demais interessados.

Visando a prática da mediação de conflitos o Instituto de Mediação da CLIP firmou em 2008 um convênio de cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, onde os alunos do Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos realizam a prática supervisionada e aprimoram suas intervenções. A CLIP mantém além deste, outros convênios e parcerias com Instituições da comunidade.