Direção

Diretora:

Marilene Marodin

Coordenadora do Estágio de Mediação na Defensoria Pública:

Maria Izabel S. Severo

Coordenadora do Núcleo de Mediação em contextos  de Alienação Parental:

Fernanda Molinari

Coordenadora do SACLIP  :

Cristine Dal Pizzol

 

Secretaria da CLIP:

Laídes Gaio Weiss

 

Corpo Docente:

Fernanda Molinari:  Advogada formada com Láurea Acadêmica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) – OAB\RS 73.122. Psicanalista Clinica (em formação pela Sociedade Sul Brasileira de Psicanálise). Doutoranda em Psicologia Jurídica pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Especialista em Direito de Família (PUCRS). MBA em Direito Civil e Processo Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Especializada em Psicologia Jurídica. Mediadora de Conflitos pela CLIP. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Membro e da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito de Família.  Membro Fundadora da Associação de Mediadores e Árbitros do Rio Grande do Sul – AMARGS. Atualmente é docente e supervisora na Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação – CLIP, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), FEMARGS, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) e IMED. Tem experiência nas áreas de conexão entre Psicologia e Direito, com ênfase em Psicologia Jurídica, Psicologia Forense e do Testemunho e Mediação de Conflitos.

 

Herta Grossi: Advogada, Pós-Graduada em Psicopedagogia – Ênfase Mediação Familiar e Alienação Parental; Graduada em História; Pós-Graduada em História do Brasil. Possui diversos Cursos de Extensão em Direito. Mediadora de Conflitos com extensa prática em Mediação Familiar, atuando na Defensoria Pública do Estado do RS através de convênio firmado com a CLIP; docente e supervisora de estágio no Curso de Capacitação de Mediadores de Conflitos da CLIP (Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação). Capacitação em Mediação Escolar; Membro do Núcleo de Estudos de Mediação da AJURIS; Especialista da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem – CBMAE FEDERASUL; sócia fundadora e membro do Conselho Deliberativo da AMARGS – Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do Rio Grande do Sul, membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia – seção Rio Grande do Sul – ABPp-RS.

 

Maria Izabel S. Severo: Empresária, conselheira de administração, coach e mediadora de conflitos. Especialista em finanças e gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.  Formação em educação física (UFRGS), dinâmica dos grupos (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), conselho de administração (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), mentoring  para liderança e coaching executivo (Institute of Leadership and Management – Oxford, England) e Mediação de Conflitos ( Clip Instituto de Mediação e Institute for The Study of Transformative Mediation/Hofstra University, EUA).

Professora e supervisora da equipe de mediação de conflitos da Clip  Instituto de Mediação; Mediadora da Clip Instituto de Mediação, da Câmara da Federasul e da Defensoria Pública do RS, UCAA, Porto Alegre. Dedicou-se por 29 anos às areas administrativa e financeira em diversas empresas. Foi diretora administrativo financeira e vice-presidente executiva da Sabemi Seguradora por 14 anos, onde adquiriu larga experiência em empresas familiares e liderou projetos estratégicos de desenvolvimento de pessoas e de sistemas de informação nas áreas financeira, contábil, recursos humanos, gestão de riscos, governança corporativa e logística, entre outros.

Manuela Scalco Mallmann: Mediadora de conflitos e advogada. Formada em Direito pela PUCRS. Especialista em Direito de Família Contemporâneo e Mediação pela FADERGS- Laureat International Universities. Realizou as disciplinas de Mediação e Negociação e de Liderança Organizacional na Pontificia Universidad Católica de Chile. Possui capacitação em Terapia Narrativa pelo Centro de Estudos e Práticas Narrativas, assim como em Mediação em empresas e organizações e Mediação Escolar. Mediadora Judicial, Instrutora e Supervisora pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Instrutora em oficina de divórcio e parentalidade pelo Conselho Nacional de Justiça. Integrante do Núcleo de Estudos em Mediação da AJURIS/RS. Membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS. Integrante do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Supervisora e docente da CLIP- Clinica de Psicoterapia e Instituto de Mediação.

Marilene Marodin: Mediadora de Conflitos, Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta de Casal e Família, Presidente do Instituto Nacional de Mediação Arbitragem INAMA/RS,, Integrante do Núcleo de Estudos de Mediação da Escola Superior da Magistratura AJURIS, Diretora da CLIP – Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação, Coordenadora e Supervisora do Curso “Mediação de Conflitos: novo paradigma à construção da paz”, Coordenadora da CLIP na Parceria do Projeto Mediação da Defensoria Pública do Estado do RS,  Presidente  do Conselho Deliberativo da AMARGS- Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do RGS Superintendente Regional /RS -CONIMA